sábado, 15 de janeiro de 2011

MILITARES GOLPISTAS DE 64 DESMORALIZADOS POR UM ADVÉRBIO

Por Mylton Severiano


Um general da reserva, Paulo Chagas, citado por Carta Capital (nas bancas), diz que Nelson Jobim, ministro da Defesa, convidar o ex-guerrilheiro do Araguaia José Genoino para seu assessor direto, entre outros motivos, significa que se pretende “desmoralizar definitivamente os militares”.


Tal qual o peixe, morreu pela boca. Esse “definitivamente” traiu o general golpista. Significa que ele mesmo já se considerava desmoralizado, e agora, com o convite de Jobim a Genoino, está desmoralizado “definitivamente”, ou seja, de uma vez por todas.


Pra mim, estão desmoralizados desde o Dia da Mentira de 64, ao usar armas contra seu próprio povo, dando o golpe encomendado por Washington; desmoralizaram-se mais um pouco permitindo tortura, estupro e desaparecimento de opositores; mais um tanto promovendo a mais escandalosa concentração de renda e riqueza; e “definitivamente” ao entregar de volta o povo mais pobre, o país mais endividado, mais violento do que encontraram.


Em tempo: o general Chagas diz que Genoino foi derrotado nas armas. Mas com canhões contra espingardas pica-pau até eu, general. O que os golpistas de 64 não conseguiram foi vencer “na moral”. Invertendo o dístico de um guerrilheiro vitorioso do meu tempo, digo que a História os condenará.


Aliás, já os condena. Por isso, enquanto uns generais chiam, outros dizem que não têm vergonha do que perpetraram. (Se eu escrevesse 40 anos atrás um décimo do que escrevi acima, e me pegassem, em menos de 24 horas estaria pendurado no pau-de-arara, esfolado, empalado, surrado a pau, a barra de ferro, eletrocutado, morto, mortinho da silva.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário