quinta-feira, 25 de novembro de 2010

REFORMA DOS PERGOLADOS - POSIÇÃO DO MOVIMENTO SOS PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Prezados/as, bom dia.


A próxima reunião do Movimento SOS Parque da Água Branca está agendada para sábado, dia 27/11, 10h. Neste mesmo dia e horário, está agendada a apresentação, pelo Fundo Social - FUSSESP, do Projeto de reforma e alteração de uso dos Pergolados.


Estaremos presentes na reunião de apresentação do projeto para manifestar nossa posição em relação as alterações dos Pergolados, por meio de um comunicado do Movimento SOS Parque da Água Branca. Também enviaremos esse comunicado para a imprensa, blogs, Conselhos de Defesa do Patrimônio, Ministério Público e Parlamentares.


O Projeto de Reparação, restauro, adaptação e conservação dos Pergolados I e II, cuja a elaboração do projeto executivo já foi contratada pela Casa Civil/FUSSESP, prevê, entre outras, demolição parcial e alteração de uso, e criação de uma arena fechada para realização de eventos, em flagrante desrespeito aos tombamentos do Condephaat e Conpresp, que protegem o Parque.


Contamos com a sua presença nessa reunião para manifestar a sua posição.
sábado, 27/11, 10h. Auditório Paulinho Nogueira, Parque da Água Branca.


Parque da Água Branca: a caixinha de surpresas do governo estadual


Após a derrubada de árvores sadias e protegidas como patrimônio histórico e ambiental, ameaça aos mananciais contidos no parque e a falta de cuidado aos pavões, patos e pássaros abrigados no Parque, a mais nova surpresa promovida pelo governo do Estado no Parque da Água Branca é a demolição parcial do pergolado - estrutura de suporte a uma cobertura vegetal florida, contendo bancos de descanso à sombra em seu interior.


O pergolado deixará de ser um espaço belo, florido e sombreado aberto a todos para se transformar num auditório fechado, de gosto e qualidade duvidosos, aberto só quando, e para quem o governo estadual quiser.


É evidente a intenção de elitização, tanto da aparência quanto da frequência do parque. Eliminação da vegetação cerrada por motivos de segurança, fechamento do pergolado, transformação do tattersal em auditório chique, colocação de "ombrellones" italianos na área de leitura, cujo cardápio de leitura privilegia as grandes editoras que apóiam o governo.


Ao contrário da Sala São Paulo - que transformou uma antiga estação ferroviária numa sala de concertos preservando sua arquitetura - onde a acústica foi considerada pelo arquiteto Nelson Dupré, autor do projeto, como a "esposa mandona" que não podia ser contrariada, o novo auditório previsto para ocupar o pergolado será precário em conforto acústico tanto do lado de fora quanto dentro. Próximo da rua, será invadido pelo barulho dos ônibus, e quem procura o parque para "ouvir o silêncio" será obrigado a ouvir o barulho que for produzido pelo auditório.


O Movimento SOS Parque da Água Branca - que congrega pessoas e entidades ambientalistas e de defesa do patrimônio histórico - acionou o Ministério Público estadual para impedir essas obras, por considerá-las ilegais até mesmo com a aprovação do Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado. Além dele, o parque é igualmente tombado pelo órgão municipal de proteção ao patrimônio histórico - o Compresp - que também foi acionado.


Além de agredir os patrimônios ambiental e histórico da cidade e do estado de São Paulo, a reforma do Parque esbarra também em questões de gestão pública. As obras estão sendo conduzidas em conjunto pelo Fundo Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural e pela Secretaria de Estado da Agricultura. O Fundo de Solidariedade deveria se dedicar à assistência social às camadas mais necessitadas da população. Sua atividade mais famosa é a promoção da Campanha do Agasalho, que todos os anos recolhe doações de roupas durante o inverno. A função da Secretaria da Agricultura é promover a pesquisa, a produção, a distribuição e comercialização de alimentos. Nenhuma das duas missões é compatível com a construção de auditórios de luxo - ainda que precários - promoção de audições e concertos em áreas nobres e, principalmente, com o desrespeito ao meio ambiente e à história da cidade e do estado.






Artigo publicado no blog do Movimento SOS Parque da Água Branca


Comente! Divulgue!


www.parquedaaguabranca.blogspot.com


http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-mudancas-no-parque-da-agua-branca


dia 02/agosto/10 - CONDEPHAAT aprova com ressalvas, o "projeto de Reparo e adaptações de uso do local denominado Pergolado" (processo 62297/2010, ata 1589, ofício 1567/2010 de 09/08/10).


dia 30/outubro/10 (sábado) - publicado no Diário Oficial do Estado o Pregão Eletrônico para a contratação de "projeto executivo de Reparação, restauro, adaptação e conservação dos Pergolados I e II" (14/2010). Prazo de execução 120 dias


dia 30/outubro/10 (sábado) - ASSAMAPAB e Movimento SOS Parque da Água Branca receberam do FUSSESP, DVD com cópia do projeto de Restauro e Adaptações do Pergolado.


dia 12/novembro/10 - abertura das propostas do pregão eletrônico para contratação de projeto executivo pela Casa Civil / FUSSESP


dia 17/novembro/10 - publicado no DOE a homologação do certame licitatório (vencedora Empresa HARUS Construções)


dia 27/novembro/10 - Reunião agendada pela Assamamapb com o FUSSESP para apresentar o Projeto de Restauro e Adaptações do Pergolado para os frequentadores do Parque. Auditório Paulinho Nogueira, Parque da Água Branca.

Um comentário:

  1. Podem divulgar detalhes desse fechamento e demolições? Seriam de que materiais? Há desenhos para compartilhar?

    Grata

    ResponderExcluir