quarta-feira, 28 de julho de 2010

"ESTÃO TIRANDO TUDO DA GENTE", DIZ MORADOR DA CISJORDÂNIA

Muito se fala sobre o bloqueio israelense à Faixa de Gaza: que ele é insustentável, que cria obstáculos à solução do conflito entre os dois estados e que é extremamente injusto. Com o controle, as pessoas são praticamente forçadas a morar em cavernas ou acampamentos, uma vez que eles não têm a permissão para construir casas. 
Visite o UOL Notícias

http://tvuol.uol.com.br/permalink/?view/id=estao-tirando-tudo-da-gente-diz-morador-da-cisjordania-04021C3470DCB163A6/mediaId=5667848/date=2010-07-25
Lázaro Oliveira comenta:
Acho que devemos repudiar o ocorrido com os judeus na segunda guerra mundial mas isso não deve servir de justificativa para as ações empreendidas pelos judeus contra os palestinos (árabes e cristãos). O grande erro foi não criar um pais laico onde judeus e árabes pudessem conviver socialmente. Lord Balfour, inglês, prometeu ao povo judeu que a palestina seria deles e assim de 0,5 por cento do final do século 19 para quase 20 por cento na metade do século 20. Quem teve oportunidade de assistir o filme Lawrence da Arábia vai perceber o medo que os ingleses tinham que sua Britsh Petroleum perdesse o controle da exploração. Nada como criar um oponente que equilibrasse as forças no oriente médio. Em nome de uma solidariedade pelo que o povo judeu sofreu na segunda guerra Israel cometeu atrocidades como o massacre de Sabra e Chatila tão bem descrito por um jornalista judeu Amnon Kapeliouk. Pena que a direita religiosa de Israel tenha acabado com o movimento mais importante dentro de Israel nascido nos anos 70, o "Paz Agora". A idéia de que a Palestina é a terra prometida por deus aos judeus é tão irreal quanto que reis foram escolhidos pelo ser supremo.

Um comentário:

  1. Acho que devemos repudiar o ocorrido com os judeus na segunda guerra mundial mas isso não deve servir de justificativa para as ações empreendidas pelos judeus contra os palestinos (árabes e cristãos). O grande erro foi não criar um pais laico onde judeus e árabes pudessem conviver socialmente. Lord Balfour, inglês, prometeu ao povo judeu que a palestina seria deles e assim de 0,5 por cento do final do século 19 para quase 20 por cento na metade do século 20. Quem teve oportunidade de assistir o filme Lawrence da Arábia vai perceber o medo que os ingleses tinham que sua Britsh Petroleum perdesse o controle da exploração. Nada como criar um oponente que equilibrasse as forças no oriente médio. Em nome de uma solidariedade pelo que o povo judeu sofreu na segunda guerra Israel cometeu atrocidades como o massacre de Sabra e Chatila tão bem descrito por um jornalista judeu Amnon Kapeliouk. Pena que a direita religiosa de Israel tenha acabado com o movimento mais importante dentro de Israel nascido nos anos 70, o "Paz Agora". A idéia de que a Palestina é a terra prometida por deus aos judeus é tão irreal quanto que reis foram escolhidos pelo ser supremo.

    ResponderExcluir