sábado, 28 de agosto de 2010

FINANCIAL TIMES CENSURADO NOS JORNAIS BRASILEIROS

"Se os jornais brasileiros são pouco interessantes para o povo brasileiro, isso sucede porque o povo brasileiro é pouco interessante para os jornais".
Adaptado de Karl Marx, em A Liberdade de Imprensa, referindo-se à Prússia


Meu amigo Cesar Cavalcanti envia mensagem que reproduzo adaptando.
Na última quinta 26.8.2010, o Financial Times, um dos mais importantes jornais de economia e finanças do mundo, fez matéria sobre as eleições brasileiras.


O FT é conhecido pelas suas opiniões liberais e favoráveis ao mercado e a livre inciativa.


A Agência Estado colocou uma tradução aproximada. Dilma deve ter ‘vitória retumbante’, diz FT, e a campanha de Serra perdeu o rumo. Folha, O Globo, Estadão e Valor não julgaram de interesse dar espaço para o artigo.


O fato é surpreendente. Na propria quinta, a coluna Toda Mídia da Folha fez pequena menção. Talvez o motivo da censura da mídia gorda ao FT seja a afirmação do autor do artigo de que um dos erros da campanha de Serra foi acusar o governo e o PT de censurar a imprensa. O jornalista escreve, porém, que o País é um dos “menos censurados do mundo.”


O Globo diz em editorial da sexta 27.8 que existe ameaça de autoritarismo no continente, inclusive aqui.


“O Brasil não está livre de ações de grupos que visam a subjugar meios de comunicação independentes.”


Independentes? Se eles justamente dependem dos grandes anunciantes, boa parte multinacionais!


Também não vejo que alguém pretenda subjugar os meios de comunicação. O compromisso assinado por Dilma Rousseff da Declaração de Chapultepec mostra o apego da já quase certa futura presidente à liberdade de imprensa. Seu passado de vítima da ditadura reforça, tem repetido ela, esse compromisso.


Ao contrário dela, os jornalões e as tevezonas é que censuram, como fizeram agora com o FT.

O golpe de João Sembraço dos dossiês
Perdido quem nem cachorro em procissão, Serra faz campanha errática e aposta desesperado num tal dossiê que Dilma – acusa ele – mandou seu “grupo de inteligência” organizar, vasculhando declarações de IR da Receita Federal. Alguns pontos a pensar:


1. O filho adolescente da minha vizinha e guardiã de minha casa, menino de 14 anos, por peraltice usou meu computador durante um periodo em que saí de férias. Detalhe: o guri simplesmente abriu o computador sem problema algum em ultrapassar a senha que dispus, composta de oito letras e quatro algarismos. Portanto, para um especialista de qualquer Serviço Secreto não há problema em abrir o computador de uma servidora da Receita enquanto ela almoça. A questão é saber se quem fez o serviço foi gente do PT ou do PSDB...


2. Fala-se à larga por aí que a conta do famoso EJ, Eduardo Jorge, continha 4 milhões de reais. Por que a mídia não investiga como é que um ex-funcionário público de um governo anterior ao de Lula tem tanto dinheiro assim na conta?


3. Serra estaria confiando que a PF e o “Serviço” encontrem uma ligaçãozinha mesmo tênue entre algum petista e a violação do sigilo fiscal dos tucanos? Espera que tal fato se dê nas vésperas do 3 de outubro para reeditar 2006 quando “aloprados” do PT tentavam comprar um dossiê antitucano e com ajuda da mídia gorda levou as eleições para o segundo turno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário