quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O DIA EM QUE CRUMB RECEBEU A COLEÇÃO DO EX







Depois de passar pela FLIP e barbarizar, Crumb, sua mulher Aline Kominsky, e Gilbert Shelton foram à Livraria da Vila, na rua Fradique Coutinho, em São Paulo. Era terça-feira, dia 10 de agosto de 2010. Um delírio em que cerca de 500 pessoas queriam se aproximar deles, pedir autógrafos, fazer perguntas, ouvir. Perguntaram a Crumb, por exemplo, porque ele trocou o Estados Unidos - que havia acabado de criticar - pela França. O desenhista foi rápido na resposta: "A França em comparação com Estados Unidos é um carrinho de cachorro quente."


No meio desse tumulto, o fotógrafo Amancio Chiodi se aproximou da mesa. Ficou quieto, com a coleção do EX na mão, esperando o momento oportuno para entregar a obra a Crumb -- afinal, o EX era uma publicação independente feita na década de 70, mesma época em que o desenhista criava os seus personagens. Muitos deles estão nas páginas de números deste jornal.


Aline percebeu e perguntou a ele, por meio de sinais e com os olhos, o que era aquilo em sua mão. Amancio contou rapidamente, porque a multidão, os tradutores e os seguranças não estavam para interrupções. Crumb olhou, fez expressão de interesse, pegou a caixa na mão e agradeceu quatro vezes. Aline juntou as suas mãos e também agradeceu. Shelton, com chapéu panamá branco, observava tudo.


Na hora de ir embora, quando Crumb, literalmente, escalou a escada pelo lado oposto de modo a fugir da multidão, recomendou à mulher que pegasse aquela caixa. Ela deixou o resto dos presentes sobre a mesa, para os seus assistentes pegarem, agarrou e abraçou a série de EX e seguiu para o carro, enquanto ele ia ao banheiro.


Depois, os três partiram. Com a caixa do EX no colo.


Eis algumas fotos que Amancio Chiodi fez naquela noite, logo depois:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário