sexta-feira, 21 de maio de 2010

DIÁRIO DE ESPANHA I

Mais de 4.000.000
de desempregados

Por Mylton Severiano, de Madri
Fotos Amancio Chiodi


Chegamos a Madri na terça, 18 de maio, e a primeira cena arquivada nos entristece. Vamos subindo pela calçada no centro da capital quando se aproxima uma jovem mulher, bonita, grávida, acompanhada pelo filho de seus sete anos, pede uma "ayuda para comer". Ela está vestida sem luxo, é óbvio, mas dignamente, e limpa, podemos classificar como pessoa de classe média baixa.
Meu amigo espanhol Edmond diz que temos aqui "más de cuatro millones parados".
Leio num jornal que o juiz Baltazar Garzón, aquele que prendeu o Pinochet, foi destituído por seus próprios pares de alta corte de Justiça espanhola, por "prevaricar" -- ou seja, tentar investigar genocídios e outros crimes contra a humanidade praticados pelo fascista Francisco Franco, aquele que promoveu a guerra civil de 1936, com apoio nazista, que matou 1 milhão de pessoas e na qual os fascistas não hesitaram em fuzilar um poeta do tamanho de Garcia Lorca. Francisco Franco venceu sob o lema:
"Abaixo a inteligencia, viva a morte!"

Ao amanhecer da quinta-feira, 20 de maio, leio no jornal ADN/Madrid que uns empresários compraram carros postos à venda pela polícia madrilenha, com rádio e sirena e tudo o mais. E os estavam usando à vontade, até que um deles avançou dois sinais vermelhos de sirena ligada, quase atropelou gente, e acabou preso, então descobriram a maracutaia. Ontem, quando saiamos a passeio com Edmond dirigindo seu carro, flagramos um Hyundai estacionando em lugar reservado a cadeirantes. Edmond, que é esquentado, parou e perguntou ao indivíduo que descia do carrão:
"Que deficiência você tem?"
O sujeito, muito bem vestido, veio de dedo em riste "e você, qual é a sua deficiência?", e Edmond responde que quem estaciona em vaga de cadeirante tem "deficiência mental", e arranca gritando que é por causa de gente como ele que "a Espanha vai mal" e o manda ir tomar no cú. Bem, supomos que o sujeito apóia a destituição de Baltazar Garzón.
Também leio no jornal que o governo do socialista Zapatero vai aumentar o imposto dos mais ricos. A tirar pela soberba do canalha que para seu carrão na vaga de cadeirante e ainda investe contra quem o interpela, o Zapatero não dura muito no cargo não.


Complemento sutil

Vence na vida
quem mente

Leio no mesmo jornal ADN/Madrid que segundo estudo da Universidade de Toronto, Canadá, criança que sabe aplicar mentiras tem "mais probalidade de prosperar na vida adulta". Balzac dizia que por trás de toda grande fortuna sempre existe algum crime, então o dono de grandes riquezas por certo começou com crimezinhos inocentes e infantis como aplicar mentirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário