domingo, 13 de junho de 2010

DIÁRIO DE ESPANHA IV


Polêmica em Segóvia por uma música que chama 
o rei da Espanha de bastardo

Na foto do El País, reproduzida por O Globo, o rei Juan Carlos da Espanha tropeça durante evento em Madri que celebra o 50º aniversario do fórum Círculo Econômico.
Em sua despedida da Espanha, Mylton Severiano cava uma polêmica envolvendo o monarca publicada nos jornais locais e repassa pra cá, segundo nota publicada em Público.es / Europa Press 



O Partido Popular, conservador, acusa a prefeitura, liderada pelos socialistas, de financiar uma banda que insulta o chefe de Estado

"Bastardo". "Filho da puta". Estas palavras provocaram polêmica em Segovia, cidade situada a 87 quilômetros de Madri, na Espanha. O objeto de tais desqualificações é o rei Juan Carlos e a autoria é de uma banda local chamada Ardor de Estômago, que incluiu em seu repertório a música Uma Historia Real na qual diz o que pensa sobre o monarca espanhol.
A música não teria sido notícia se os vereadores do PP (Partido Popular, conservador) não tivessem criticado a prefeitura de Segovia, governada pelo PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), por ter destinado dinheiro público para patrocinar a edição de um CD da IV Mostra de Música Organizada pelo Conselho com uma canção que insulta o rei e a Casa Real. Do seu lado, a prefeitura afirma que as regras do concurso municipal deixam claro que todas as composições são propriedade das bandas e da responsabilidade delas. 
O CD foi apresentado no dia 6 de maio, promovido pelo Conselho da Juventude com o objetivo de promover formações musicais jovens, cujos membros tenham entre 16 e 35 anos. Em comunicado público, os socialistas afirmam que esta ação pretender difundir e dar a conhecer o trabalho e as músicas de grupos ou de solistas da juventude de Segovia, independentemente de seu estilo, para ajudá-los a se inserir na cena musical espanhola. 
A letra de Uma Historia Real  diz: 
"Quién mató a su propio hermano/ Con una escopeta de caza/ En circunstancias poco aclaradas /Quién fue nombrado sucesor/ Por un asqueroso dictador /Quién era el Elefante Blanco/ Quién se llevaba bien con Franco/ El hijoputa del rey Juan Carlos/ El hijoputa del rey/ Bastardo/ A quién le regalan barcos/ Los banqueros y empresarios/ Quién está por encima de la Ley/ Se las da de campechano.... asuntos escabrosos/ Quién se codea con mafiosos/ Quién habló mal de Adolfo Suárez/ Delante de los militares/ El hijoputa del rey Juan Carlos/El hijoputa del rey/ Bastardo/ Quién hizo levantarse a Tejero y Armada/ Dejándolos en la estacada/ Quién salio luego por televisión/ Como líder de la Transición/ A quién le cubren las espaldas/Con los secretos de Estado/ Quién tiene lameculos pegados como lapas/ Siguiéndole a todos lados/ El hijoputa del rey Juan Carlos/ El hijoputa del rey/ Bastardo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário