segunda-feira, 18 de outubro de 2010

COMUNICADO
Aos abaixo-assinados em defesa do Parque da Água Branca

Desde agosto de 2010, o SOS Parque da Água Branca - Movimento em Defesa do Parque Dr. Fernando Costa / Parque da Água Branca, está mobilizado para tentar evitar que os gestores do Parque descaracterizem este patrimônio histórico paulista.


Constatamos que, neste final de semana, iniciaram uma pesquisa, realizada pelo Ibope inteligência, para saber se os frequentadores gostaram da Trilha do Pau-Brasil, das reformas, se conhecem o nosso Movimento e se o SOS Parque da Água Branca é contra ou a favor das reformas.

Sabemos que a forma como o questionário é realizado pode induzir a um resultado. Outro ponto que vamos averiguar é quem contratou esta pesquisa, com qual verba, e se ela foi registrada. Gostaríamos que aqueles que puderem, passem no parque para verificar esta pesquisa e enviem um e-mail declarando o seu posicionamento em defesa do Parque da Água Branca, a exemplo dos depoimentos que deixaram quando assinaram o abaixo-assinado, para os Jornais O Estado de S. Paulo: forum@grupoestado.com.br e Folha de S. Paulo: leitor@uol.com.br ; com cópia para sospab@gmail.com .


Mais uma vez, reforçamos que somos a favor da preservação das características rurais do Parque da Água Branca e de sua manutenção, do bom uso do dinheiro público e que os frequentadores participem das decisões que afetem o Parque, por meio de um conselho gestor deliberativo. Somos contra a descaracterização do Parque da Água Branca por meio das intervenções que estão sendo realizadas - desmatamento de sub-bosque, abandono dos animais, implantação de paisagismo de condomínio, construção de tanques e pisos na área das nascentes e olhos d'água, protegida por legislação ambiental por ser uma área de proteção permanente (APP).


Estamos mantendo grupos de trabalho de monitoramento das intervenções no Parque, exigindo que sejam apresentadas as autorizações do CONDEPHAAT, CONPRESP e DEPAVE, bem como dos demais órgãos responsáveis por laudos e emissões de licença ambiental. Após as ações realizadas junto ao Ministério Público que resultaram em abertura de Inquérito Civil e pedido de arquivamento de algumas de nossas solicitações ao promotor decidimos, em reunião aberta junto aos freqüentadores, contratar uma advogada especializada na área ambiental.


O abaixo-assinado, que hoje está com 4.800 assinaturas, foi entregue aos gestores do Parque, que até agora não nos deram nenhum retorno formal.


Manteremos você informado das próximas ações, reuniões e andamento das questões jurídicas por meio de e-mail e também pelo blog www.parquedaaguabranca.blogspot.com


Um abraço,SOS Parque da Água Branca

O Parque Dr. Fernando Costa /Parque da Água Branca é tombado pelo CONDEPHAAT (estado) e CONPRESP (município) como bem cultural, histórico, arquitetônico-urbanístico, tecnológico e paisagístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário